No último sábado de março (dia 25), Fernando de Noronha foi palco de um evento dedicado exclusivamente a crianças e adolescentes. Foi realizado o Campeonato de Surfe Sub-17, com participantes com idades de 6 a 17 anos. O torneio foi promovido pelo Projeto Golfinho Rotador, que tem o patrocínio da Petrobras, e pela escola de surfe Alma Solar Noronha. A competição aconteceu na Praia da Conceição, com início às 8h e término às 15h. “Ficamos muito animados com a realização desse torneio. As crianças e adolescentes de Noronha adoram surfar e se empenharam bastante nas provas”, diz Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação do PGR.
O torneio foi disputado em quatro categorias: Masculino, Feminino, Infantil e Quilha na Areia, esta última para crianças de 6 a 10 anos. Ao todo, foram 35 participantes, com os seguintes vencedores: Fernando Dino, de 6 anos, na categoria Quilha na Areia; Theo Souza, 8, na Infantil; Igor Pereira, 15, na Sub-17 Masculino; e Maria Eduarda Rocca, 12, na Sub-17 Feminino. A premiação do torneio foi prancha e Kit Golfinho para os primeiros colocados de cada categoria e kits para os segundos, terceiros e quartos colocados. O Kit Golfinho é composto por vários itens do PGR, como ecobag, agenda, toalha, pen-drive, gibi e squeeze.
Emoção
Após o campeonato, os participantes falaram da emoção de disputarem a competição. “Foi ótimo e muito importante pra gente se aprimorar no surfe. Além das ótimas ondas que tivemos. Foi massa!”, disse Igor Pereira, campeão masculino Sub-17. “Achei muito legal participar e chegar a uma final. Meu sonho é, no futuro, poder disputar competições nacionais”, afirmou Enzo Caldas, 11. Para Fernanda Simões, coordenadora do projeto Alma Solar, o torneio foi um sucesso. “Tivemos mais de 30 crianças participando e muitas outras assistindo e prestigiando o campeonato”, conta. “Nossa parceria com o PGR é importante para motivas as crianças e os adolescentes à prática de um esporte que tem tudo a ver com Noronha”.