O ano de 2021 marcou o início da Década da Ciência Oceânica, iniciativa da ONU a ser implementada até 2030, com o objetivo de cumprir os compromissos da Agenda 2030, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, que trata da Vida na Água. Os ODS são uma séria de 17 metas ambientais e sociais estabelecidas pela ONU em 2016 e apresentada aos líderes mundiais, para que a Humanidade possa dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade social e das mudanças climáticas. O principal alvo do ODS 14 é conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, tema bastante trabalhado pela Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Rede Biomar) e por outras instituições ambientais e científicas em todo o mundo.
Por tudo isso e com o propósito de celebrar a Década da Ciência Oceânica e o Dia do Oceano (8 de junho), o Projeto Golfinho Rotador (PGR), que é patrocinado pela Petrobras, realizou uma série de eventos durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 11 de junho. Um dos destaques dessa programação especial foi a live “A Rede Biomar na Década do Oceano”, que aconteceu no dia 8, às 19 horas, em seu canal no Youtube: ProjetoGolfinhoRotador. O evento também foi transmitido no perfil do projeto no Facebook e teve a participação de outros programas da Rede Biomar, parceiros do PGR na atuação pela conservação dos oceanos.
Na live, estiveram presentes o biólogo Flávio Lima, coordenador Institucional do PGR; a bióloga Tatiana Neves, fundadora do Projeto Albatroz; o oceanógrafo Miguel Mies, coordenador de Pesquisas do Projeto Coral Vivo; a bióloga Luena Fernandes, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Baleia Jubarte; a oceanógrafa Maíra Borgonha, coordenadora-geral do Projeto Meros do Brasil; e o economista Gregório Araújo, gerente de Reflorestamento e Projetos Ambientais da Petrobras. O evento teve como mediador o jornalista Herton Escobar, especializado em Ciência e Meio Ambiente. “A live foi um marco muito importante para a Rede Biomar, por integrar os cinco projetos e a Petrobras”, diz o biólogo Flávio Lima. “E também porque apresentamos ao público geral o planejamento estratégico e as ações previstas para a Década dos Oceanos. Esse plano foi elaborado com base em documentos produzidos pela ONU e nos ODS’s, sempre buscando a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”
A Rede Biomar é um grupo de projetos ambientais com atuação marinha e patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo do programa é unir esforços em prol da conservação marinha no Brasil, por meio da proteção e pesquisa de espécies consideradas símbolos do país e de ecossistemas. Além disso, a Rede Biomar também promove a sensibilização e a articulação da sociedade em torno de assuntos ligados aos oceanos. Juntos, os projetos da rede alcançam milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Durante as celebrações ao Dia Mundial do Oceano e à Semana do Meio Ambiente, também foram realizadas atividades pelo PGR em parceria com a Administração de Fernando de Noronha. Para os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago de Fernando de Noronha, foi apresentada uma peça teatral com fantoches, com o título “A respiração do oceano”. O espetáculo falava sobre a importância dos fitoplanctons como produtores de oxigênio e, portanto, para garantir a vida na Terra. Já no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer, a programação teve a contribuição do Projeto Aves de Noronha, na realização de uma oficina cultural. Nessa atividade, foi elaborada uma história cantada. O conteúdo foi sobre os seres vivos que encontramos no oceano e sua importância, numa apresentação lúdica e interativa, com alunos, professores e educadores ambientais atuando juntos nas coreografias.
Funcionária da Administração de Fernando de Noronha na área de gestão ambiental, a bióloga Fabiane Vilela destacou a importância dessa programação. “Foi incrível. As crianças se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo. Acredito que nossos objetivos foram superados”, conta Fabiane. Os alunos também aprovaram a atividade. Estudante da Escola Arquipélago, Pietro Ventura, de 10 anos, destaca o aprendizado que obteve. “Eu adorei. Foi tudo muito bacana e divertido. Aprendi que não podemos poluir o Meio Ambiente, não jogar plástico no mar, porque todo mal que fazemos à Natureza termina voltando pra gente”, diz Pietro.
Outro evento promovido pelo PGR foi a palestra “Oceano”, apresentada para estudantes e visitantes e realizada no auditório do Tamar. A apresentação abordou recentes estudos e informações das dinâmicas que acontecem entre atmosfera e oceano, além dos tamanhos de suas áreas e sua produção primária. “Abordamos como esses padrões influenciam em todas as formas de vidas e os riscos de alterações nos padrões de circulação de vento e correntezas oriundos das mudanças climáticas”, explica Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e de Educação do PGR, destacando que a palestra teve 110 participantes. Toda essa programação da Semana do Meio Ambiente foi colocada à disposição do público no canal do PGR no Youtube, com a descrição de cada atividade. “Assim, todos esses eventos estarão sempre disponíveis ao público”, observa Cynthia.