Nos dias 11 e 12 de abril, foi realizado no Rio de Janeiro o II Workshop de Comunicação do Programa Petrobras Socioambiental (PPSA). Promovido pela companhia, o evento aconteceu no Salão Master do Hotel Vila Galé, na região central do Rio de Janeiro, e contou com a participação de cerca de duzentas pessoas. O Projeto Golfinho Rotador (PGR) foi representado pela coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental, Cynthia Gerling, e pelo seu fundador, o oceanógrafo José Martins Júnior. O encontro foi aberto às 8h30, com uma fala do novo gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, José Maria Rangel. Em cerca de 10 minutos, Zé Maria – como é mais conhecido – falou da importância dos projetos sociais e ambientais da companhia e dos desafios que tem pela frente. “Vamos trabalhar para seguir melhorando a qualidade de vida das pessoas do nosso país e protegendo o meio ambiente”, disse.
Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Responsabilidade social na estratégia da Petrobras e projetos socioambientais”, apresentada por Marcela Leivgard, gerente de Projetos Sociais; e Gregório Araújo, gerente de Reflorestamento e Projetos Ambientais; e com mediação de Renata Nascimento, gerente de Planejamento em Responsabilidade Social da Petrobras. Logo depois, às 11h, o tema em debate foi “Comunicação Petrobras – estratégias e formas de atuação”, que teve a apresentação de Priscila Serrão, Relações Públicas da COM/Petrobras; e Mírian Araújo, Relações Públicas da COM/Petrobras; com mediação de Guta Seixas, profissional de Comunicação/Jornalista da RS/Petrobras.
Ainda no primeiro dia do evento, às 14h foi apresentado o “Painel coletivo: As mil palavras de uma imagem”, sob a coordenação do fotógrafo Caio Salles, do Projeto Aruanã; de Rodrigo Campanário, fotógrafo do projeto Uçá; e da Agência A3. Os profissionais exibiram imagens de seus trabalhos e expuseram ideias e sugestões de como usar a fotografia para otimizar a divulgação e o impacto dos projetos sociais e ambientais junto à mídia e à sociedade. Na sequência, às 16h, foi realizada a “Mesa Redonda: Boas práticas de redes sociais”, com os apresentadores Juliana Justino, coordenadora de comunicação do projeto Albatroz; Roberta Müller, coordenadora de comunicação do projeto Coral Vivo; e Rafael Buty, gerente de Mídias Digitais da COM/Petrobras. A mesa teve a mediação de Georgianna Sant´Anna, Consultora da COM/Petrobras.
No segundo e último dia do encontro, a programação começou às 8h30, com a “Mesa Redonda: Boas práticas de Assessoria de Imprensa e relacionamento com influenciadores”, com apresentação de Diego Barreto, coordenador de Imprensa da COM/Petrobras; e Isabela Paulucci, coordenadora de Relacionamento com Influenciadores Digitais da COM/Petrobras; e com mediação de Gabriel Hors, coordenador de comunicação do Projeto Teatro das Oprimidas. Às 10h30, aconteceu o “Painel: Criação de Materiais promocionais e Usabilidade”, apresentado por Marcelo Secchin Pinheiro, gerente de contratos do PPSA; Agência V3 e mediação de Fabiana Nazário, consultora de Projetos Sociais do PPSA. Em seguida, às 11h30, foi promovida a palestra “Storytelling e as histórias que contamos”, apresentada por Vinícius Bastiani, gerente de Criação e Digital da COM/Petrobras.
Momento de Emoção
Na parte da tarde, aconteceu o momento mais emocionante do workshop. Às 14h, houve o trabalho em grupo intitulado “Histórias transformadoras”, com coordenação e mediação de Vinícius Bastiani, gerente de Criação e Digital da COM/Petobras; e Guta Seixas, Profissional de Comunicação na RS/Petrobras. Nessa atividade, os participantes foram divididos em grupos nos quais cada integrante contava uma história impactante e emocionante do seu projeto. A partir disso, cada grupo escolhia a melhor história, que seria apresentada na segunda parte da mesma atividade, que aconteceu às 16h. Foi quando as histórias foram narradas pelo participante eleito de cada equipe. Durante os depoimentos, muitos dos presentes se emocionaram, sorriram, choraram.
Pelo Projeto Golfinho Rotador (PGR), a missão de narrar a história foi do fundador do projeto, o oceanógrafo José Martins Júnior, que contou a trajetória do jovem João Alison. Aos 16 anos, João é estudante do Ensino Médio de uma escola pública em Fernando de Noronha e vem de uma família humilde. Após passar por muitas dificuldades na infância, ele tornou-se um dos melhores alunos da escola, começou a atuar como aprendiz no PGR e, recentemente, comoveu professores e alunos, ao ministrar uma palestra sobre o trabalho do projeto na ilha e a vida dos golfinhos. Entre outras coisas, José Martins falou do impacto positivo que a atuação de João tem gerado nos próprios professores e em outras crianças, que enxergam nele um exemplo a ser seguido. “Histórias assim nos dão enorme alegria e a certeza de que o nosso trabalho faz muita diferença na vida da comunidade e na preservação do meio ambiente”, diz Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do PGR.
Alcance Social e Ambiental
Durante o workshop foram mostrados, também, números que comprovam a força do Programa Petrobras Socioambiental no Brasil. Na área social, por exemplo, são 51 projetos, sendo 37 de Educação e 14 de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com mais de 7 mil crianças atendidas na Primeira Infância, cerca de 1.100 participantes com aumento de renda e mais de 25 mil participantes em formação. Já na questão ambiental, são 39 projetos patrocinados, que juntos protegem quase 60 espécies ameaçadas, geram 461 empregos diretos, conservam cerca de 130 áreas e possuem mais de 550 pesquisadores participantes.