Uma ideia na cabeça, um celular na mão, Noronha em foco e um curta-metragem pronto para participar da I Mostra de Filmes Editado em Celular. O evento de premiação, que teve como tema “Estudantes de Fernando de Noronha em Prol da Educação para Saúde”, aconteceu no dia 16 de dezembro no Centro de Visitantes do Tamar/ICMBio, em Fernando de Noronha. Cynthia Gerling, coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador, foi uma das juradas da mostra competitiva.
O filme que levou o troféu de primeiro lugar foi “Drogas – Um Recorte Pelos/as Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio”, que contou ainda com trilha sonora autoral do aluno Matheus Macedo. De acordo com os estudantes Matheus de Jorge, 16 anos, e Leonardo Araújo, 17 anos, foi fácil gravar o vídeo pelo celular porque é um aparelho com o qual eles já estão familiarizados e utilizam frequentemente para gravar as aventuras na escola. “A gente já faz vídeo pelo celular com duração de dez segundos até um minuto, mas a gente não publica. Gravamos as coisas que a gente faz na escola, do dia a dia mesmo”, disseram.
Em segundo lugar ficou “Drogas na Visão dos/das Estudantes do 8º Ano do Ensino Médio”. Já em terceiro, “Aids à Luz dos/das Egressos/as do Ensino Médio”, elaborado pelos alunos do 3º Ano. Cada equipe vencedora recebeu um troféu e o professor responsável pelas equipes também foi premiado. No total, seis filmes participaram da mostra competitiva. O tempo máximo de duração dos filmes foi de três minutos.
O professor Jadson Fábio da Silva explicou que orientou os estudantes na etapa do roteiro, mas que toda a ideia dos filmes foi de autoria dos alunos. “O resultado foi bom porque fez com que eles (os estudantes) refletissem sobre temas que, infelizmente, são frequentes como o bullying, HIV e drogas”, explicou o professor.
O evento foi promovido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, por meio da Coordenação Geral de Planejamento e Articulação (CGPA) e integra as ações do Plano de Enfrentamento às Drogas, implantado pelo Centro de Apoio Operacional (CAOP) Cidadania – Ministério Público do Estado de Pernambuco.
De acordo com Paulo Bruno de Brito, gestor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha, o saldo da mostra foi positivo. “Nossos alunos se mostram bem criativos e conseguiram revelar o talento deles no áudio visual. No próximo ano também vamos incluir os alunos do Ensino Fundamental e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na mostra”, finalizou o gestor.
O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador
Que bom ver que o celular tem sido uma excelente ferramente de inclusão social, facilitando a revelação de grandes talentos. Fazer um filme há tempos atrás era algo inimaginável para a pessoa comum. E hoje vê que essa possibilidade pode está dentro do bolso da nossa calça é algo maravilhoso. Parabéns a todos!!!