Apresentações artísticas e sorteio de brindes animaram a festa de encerramento da Férias Ecológicas 2019, no domingo (3 de fevereiro), em Fernando de Noronha.
Crianças e adolescentes que participaram da atividade, realizada no mês de janeiro pelo Projeto Golfinho Rotador e ICMBio Noronha, puderam confraternizar com pesquisadores, monitores e familiares, além de representantes de instituições e personalidades homenageadas.
Alegria desde o início da festa, com pintura artística que coloriu o rosto da garotada. A programação contou ainda com apresentações teatrais dos participantes das Férias Ecológicas e a exibição de um vídeo com os melhores momentos.
As Férias Ecológicas foram criadas em 1990 pelos então chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Heleno Armando da Silva, e chefe de Fiscalização, Josivan Rabelo, o Ban. Tudo começou quando, nas férias escolares de 1989, crianças estavam caçando com estilingue e Ban percebeu que era preciso oferecer alternativas para a meninada. Nos anos seguintes, o período sem aulas passou a ser ocupado por atividades lúdicas na área de educação ambiental.
Ban foi um dos homenageados da festa, ao lado de Domício Cordeiro, ex-administrador do distrito estadual de Fernando de Noronha, e a produtora cultural Ana Martins, conhecida como Dona Nanete. A lista incluiu ainda representantes do ICMBio e de instituições parceiras como Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e Aeronáutica.
Ao final, o Maracatu Nação Noronha, também patrocinado pelo Projeto Golfinho Rotador e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tocou o hino de Fernando de Noronha.
As Férias Ecológicas ocorreram durante o mês de janeiro e este ano tiveram como tema “Tá combinado”. A ideia foi estabelecer acordos entre as pessoas e delas com o ambiente natural. As atividades foram divididas em três semanas, cada uma destinada a uma faixa etária. De 7 a 12 de janeiro para crianças de 5 a 7 anos; de 14 a 19 de janeiro para as de 8 a 10 anos; e de 21 a 26 de janeiro para as de 11 a 13. Ao todo, participaram 75 crianças de 5 a 13 anos e 13 monitores de 14 a 50 anos.