O turismo é a principal atividade econômica de Fernando de Noronha, distrito estadual de Pernambuco com população estimada em 3.021 habitantes pelo IBGE para o ano de 2018. Contribuir para a sustentabilidade ambiental desse setor é o principal objetivo de seis cursos anuais oferecidos pelo Projeto Golfinho Rotador, em parceria com o ICMBio Noronha.
Cinco já foram realizados: de Gestão Sustentável em Meios de Hospedagem, de Gestão Sustentável em Bares e Restaurantes, Curso de Sustentabilidade na Condução de Visitantes, Curso de Turismo de Observação de Fauna de Fernando de Noronha e Curso de Gestão Sustentável no Dia-a-dia.
O próximo será o curso de Gestão Sustentável em Passeios de Barco e Operações de Mergulho Autônomo. O curso é gratuito e ocorrerá no Centro de Visitantes do ICMBio Noronha, na Vila do Boldró. O conteúdo estará alinhado com dois dos principais motivos que levam um turista a Fernando de Noronha, segundo dados da administração do distrito estadual: a observação de golfinhos (59%) e o mergulho (20%). Serão oferecidas 20 vagas, destinadas a proprietários, gerentes, chefes de operação, comandantes de empresas de passeio de barco e operadoras de mergulho autônomo.
Os participantes receberão certificado e o seguinte material didático: duas publicações do Projeto Golfinho Rotador – o Guia Sustentabilidade à Beira-Mar e o Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores -, além de plaqueta de identificação de fauna marinha de Fernando de Noronha e um adesivo com legislação de proteção a cetáceos. A plaqueta, à prova d’água, pode ser utilizada em mergulhos e permite o reconhecimento de espécies de peixes, tartarugas e golfinhos. Os interessados devem buscar mais informações na sede do Projeto Golfinho Rotador, na Rua Eurico Cavalcante de Albuquerque, nº 5, na Vila do Boldró,em Fernando de Noronha.
O coordenador-geral do Projeto Golfinho Rotador, José Martins, será o facilitador do curso, que tem como parceiros a Associação Noronhense de Empresa de Mergulho Autônomo (Anema) e a Associação Barcos Turismo Fernando de Noronha (Abatur). Ele explica que o objetivo maior do curso é oferecer subsídios para a implementação de uma gestão sustentável tanto nessas atividades turísticas quanto na parte aquática das operações.
“Temos como objetivo específico promover inclusão social e como objetivo geral contribuir para a conservação dos golfinhos e envolver as pessoas na conservação da biodiversidade marinha. O curso se encaixa nessas duas frentes de atuação”, esclarece.
Os cursos, explica José Martins, propiciam oportunidades de inclusão social para a comunidade local, viabilizando aos ilhéus se prepararem para melhor exercer suas atividades no setor do turismo da ilha. “Essa ação foi definida como prioritária no Noronha + 20 – Programa de Sustentabilidade para o Arquipélago Fernando de Noronha”, lembra.
Os cursos de capacitação e outras atividades de envolvimento comunitário e inclusão social realizadas ao longo de 28 anos de criação do Projeto Golfinho Rotador têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A ONG Centro Golfinho Rotador é responsável pela execução do projeto, que tem coordenação do ICMBio Noronha.
Leio esses informes e o progresso desse grandioso Projeto Rotador, inclusive cursos para os estudantes jovens e os trabalhadores do setor turístico para assim orientar as visitações no arquipélago de Fernando do Noronha com segurança e preservação do meio ambiente